Erasmus

Saber Sem Fronteiras

Projeto de Mobilidade individual para fins de aprendizagem (KA1)

A aposta na internacionalização e na partilha de conhecimentos, proporcionada através da formação de professores e técnicos especializados envolvidos no projeto, por si só, é uma mais-valia que aumentará os saberes e horizontes, permitindo uma visão mais abrangente do processo de qualificação. Contribuirá para uma melhoria das práticas pedagógicas e de reconhecimento de competências escolares e profissionais. Incrementará as competências científicas e profissionais dos participantes envolvidos, permitindo ainda, uma melhoria das suas competências linguísticas. Esta partilha irá aumentar a motivação e empenho em utilizar metodologias diversificadas e práticas inovadoras adequadas a uma era digital. O ritmo da inovação digital está permanentemente a evoluir, novos desafios estão a cada dia a ser colocados perante todos nós, não só para conseguir motivar os adultos, mas também para responder aos desafios sociais, económicos e digitais. Esta partilha proporcionará novas competências nas diferentes áreas do conhecimento, ou seja, a capacidade de aceder a novas metodologias, para compreender e avaliar criticamente conteúdos, bem como comunicar eficazmente, com vista ao exercício pleno da cidadania. Esta internacionalização contribuirá para um Centro Qualifica/Agrupamento de Escolas, mais ativo na procura de aprendizagens nas diferentes áreas de competências chave, que estão em contínua evolução, exigindo por isso uma maior qualificação.

As atividades planeadas são os cursos estruturados na área da Educação de Adultos.

O perfil dos participantes englobará técnicos especializados e docentes da área da Educação de Adultos com funções a nível do atendimento, formação e orientação e docência que desejam ver atualizados os seus conhecimentos na área da Educação de Adultos e ter uma noção mais alargada das diferentes metodologias e técnicas utilizadas nesta área, em diferentes países.

O processo de seleção irá ter em conta vários critérios:

• Funções e responsabilidades de cada um dos profissionais a nível do agrupamento e na área da

educação de adultos em particular;

• Situação profissional de cada profissional que permita ou não, a continuidade no projeto;

• Experiência na área da Educação de Adultos a nível da docência e a nível da orientação.

Tipos de ação:

Cursos estruturados: cursos de formação num país estrangeiro

Atividades de Job Shadowing (períodos de observação): mobilidade pessoal que possibilita aos participantes de projetos a vivência do quotidiano dos seus parceiros num outro país.

Duração do projeto: junho de 2019 a maio de 2021

Ficha de Inscrição para Manifestação de Interesse

544 total views, 4 views today