RVCC

O que o RVCC?

O RVCC, Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, reconhece e valida saberes e competências adquiridas ao longo da vida, atribuindo ao adulto uma certificação de nível básico ou secundário. É dirigido aos adultos que não completaram o percurso escolar obrigatório, permitindo-lhes validar e certificar os seus conhecimentos escolares profissionais e outros, que adquiriram ao longo da vida e em diferentes contextos (pessoais, sociais e profissionais).

Onde posso reconhecer, validar e certificar as minhas competências?

No Centro Qualifica do nosso agrupamento que é uma entidade acreditada, onde existe uma equipa de profissionais que acompanha os adultos no processo de reconhecimento, validação e certificação dos conhecimentos que foram adquirindo em diversas situações, ao longo do seu percurso de vida pessoal, social e profissional.

Que certificação posso obter?

A validação dos conhecimentos e competências permite obter uma certificação equivalente aos  4º, 6º, 9º e 12º anos de escolaridade.

Quando posso iniciar o processo de RVCC?

Pode iniciar em qualquer altura, assim que o desejar, dirigindo-se ao nosso Centro Qualifica e preencher um formulário de inscrição.

Como efectuo o reconhecimento das minhas competências?

A equipa de profissionais acompanha o adulto desde que é iniciado o processo de reconhecimento de competências até que o mesmo esteja totalmente terminado.

Como é efectuada a validação das minhas competências ao nível dos  4º, 6º, 9º e 12º anos de escolaridade?

A validação faz-se em função do Referencial de Competências Chave que identifica diversas áreas:

Nível básico – Cidadania e Empregabilidade (CE); Linguagem e Comunicação (LC); Matemática para a Vida (MV) e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Nível secundário – Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC); Cidadania e Profissionalidade (CP); Cultura, Língua e Comunicação (CLC)

O que é a Formação Complementar?

De acordo com as necessidades do adulto, há recurso a uma formação complementar interna ou externa no mínimo de 50 horas.

RVCC Profissional

Caso já possua o 12º ano escolar e tenha experiência profissional, poderá inscrever-se para obter uma certificação profissional, com base nas competências já adquiridas,  nas saídas profissionais a seguir apresentadas.

 

No Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas nº 2 de Évora é possível obter

certificação nas seguintes saídas profissionais:

-Mecânico/a de Automóveis Ligeiros
-Mecânico/a de Serviços Rápidos
-Desenhador/a de Construções Mecânicas
-Operador/a de Máquinas Ferramentas
-Operador/a de Máquinas-Ferramenta CNC
-Serralheiro/a Civil
-Serralheiro/a Mecânico/a
-Assistente Administrativo/a
-Técnico/a Administrativo/a
-Técnico/a de Secretariado
-Eletricista de Instalações
-Eletromecânico/a de Refrigeração e Climatização - Sistemas Domésticos e Comerciais
-Técnico/a de Eletrotecnia
-Técnico/a de Ação Educativa

1,860 total views, 2 views today